O texto a seguir é um olhar sobre a matéria intitulada “7 executivos brasileiros destacam as tendências em tecnologia para 2020”, publicada em 26/12/2019 no site CIO.
Com discursos diversificados quanto às tendências para 2020, os executivos escutados direcionam seus palpites para o mercado de TI. O primeiro deles menciona macrotendências, de cloud à IA, a fim de pressionar a evolução para um mercado cada vez mais global. Nesse sentido, o executivo afirma que será de extrema necessidade uma infraestrutura com capacidade de suportar as demandas de produtos e serviços de maneira confiável e energeticamente eficiente.
Um outro executivo dá sua opinião no âmbito da conectividade em escala, e alerta para riscos em potencial quando menciona que se deve colocar em pauta a cibersegurança. Um especialista na área aponta para o possível mundo de vulnerabilidades que chegarão com a tecnologia 5G, e destaca que cibercriminosos já estão antenados às vulnerabilidades para fins de obtenção de dados privilegiados.
Com a lei geral de proteção de dados entrando em vigor este ano, também é evidenciada na matéria a preocupação para que ela deixe de ser vista pelos empresários como um obstáculo para o caminho dos negócios, e passe a ser vista como um leque de oportunidades para que as empresas possam investir nessa área.
Foram destacadas ainda opiniões sobre um mercado de cloud computing mais maduro, o destravamento de vários setores industriais com a utilização de IoT e o suprimento de demandas digitais para clientes exigentes. Nesse sentido, redução de custos e satisfação do cliente são os fatores cruciais para o sucesso das tendências de 2020 no mercado de TI.
Por: Bruna Alves
Pesquisadora Industrial do ISI-TICs