2020: O ano das tecnologias cognitivas

Desde 2017 a história da humanidade vem sendo marcada pelo surgimento de máquinas que se adaptam ao usuário. Contudo, estudos apontam que 2020 será o ano das tecnologias cognitivas. Nesse sentido, a computação cognitiva, que segundo uma matéria publicada em 2018 no site SoftwareOne é a simulação da inteligência humana por sistemas de computador, surge como uma das subáreas mais importantes da Inteligência Artificial na atualidade.

Seu principal objetivo é fazer com que as interações com software não sejam mais uma atividade complexa desempenhada apenas por especialistas, mas sim uma atividade que esteja ao alcance de todos os profissionais. Por outro lado, a utilização da computação cognitiva também vem para resolver problemas complexos sem interação humana. Recursos como processamento de linguagem natural e técnicas de mineração de dados podem ser utilizadas nesse aspecto.

Outro ponto promissor dessa tecnologia é a sua utilização para fins de tomada de decisão. Podendo ser aplicadas para diversos fins, nas mais distintas áreas de conhecimento, as tecnologias cognitivas vêm apresentando papel importante no processamento de orçamentos, na gestão de ordens de serviço, na aquisição de recursos, bem como no processo de recrutamento e seleção de colaboradores. No entanto, para sua utilização de forma eficaz, faz-se necessária uma análise prévia de onde aplicar as técnicas para que retornem resultados que promovam avanços dentro das organizações.

Portanto, com a utilização de tecnologias cognitivas serão visíveis os benefícios não só para empresas, mas também para clientes e stakeholders. Através desse recurso será possível tornar os processos cada vez mais ágeis e promover uma maior difusão de conhecimento.

Por: Bruna Alves
Pesquisadora Industrial do ISI-TICs
https://www.linkedin.com/in/bruna-alves-580b76181/

Referências:

RODRIGUES, Marcos. Tecnologias cognitivas: aliadas do CX. ClienteSA, 2019. Disponível em: <https://www.clientesa.com.br/artigos/68082/tecnologias-cognitivas-aliadas-do-cx>.

As sete principais tendências de TI até 2020, segundo o Gartner. Jiva. Disponível em: <https://jiva.com.br/blog/estrategia/as-sete-principais-tendencias-de-ti-ate-2020-segundo-o-gartner/#exitpopup>.

REIS, Leonardo. Tecnologias cognitivas: a máquina se adapta ao homem. InfoMoney, 2017. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/colunistas/startups-e-fintechs/tecnologias-cognitivas-a-maquina-se-adapta-ao-homem/>.

Era Cognitiva: Como se preparar?. SoftwareOne, 2018. Disponível em: <https://blog-br.softwareone.com/era-cognitiva>.

Deixe uma resposta