Processo de Testes: Planejamento

Em um processo de desenvolvimento de software é comum existir a etapa de testes do software, afim de verificar e validar o que foi desenvolvido. Portanto dentro de um processo de software existe um processo de qualidade comumente chamado de processo de teste. O processo de teste não irá garantir que o software está isento de bugs, mas garantirá que todos os esforços darão mais qualidade ao produto final.

Em um processo de teste existem diversas etapas que precisam ser respeitadas e adaptadas a cada caso. A ideia desta publicação, e de outras futuras, é informar um pouco sobre como funciona cada etapa do processo de testes, que é fundamental para um melhor nível de qualidade do produto e/ou serviço oferecido por meio de software. As etapas incluídas no processo de testes são: planejamento, monitoramento, análise, modelagem, implementação, execução e finalização. Os nomes destas etapas podem variar conforme os autores, e é possível também que uma ou outra etapa não esteja evidenciada separadamente, estando inclusa dentro de outra etapa do processo.

A primeira etapa do processo de teste é o planejamento. Esta etapa envolve as atividades que determinam quais serão as abordagens dos testes para atender os propósitos dos testes tendo em vista todas as restrições impostas pelo contexto do projeto. Vão aqui alguns exemplos de restrições: adequação de tarefas, prazos, especificação de técnicas, entre outras.

O planejamento de testes irá resultar num documento chamado Plano de Teste. Neste documento estarão os objetivos e as abordagens dos testes. O Plano de Teste pode ser atualizado com base em feedbacks das atividades de uma etapa que será explicada em outra postagem, a etapa de monitoramento e controle. Na etapa de planejamento é importante a vivência e experiência do líder de testes para melhor formulação do plano, além de que é necessário participação de outros stakeholders do projeto mesmo que de forma indireta, indicando as atividades de desenvolvimento para que os testadores possam planejar da melhor maneira possível.

Por Hugo Almeida
Pesquisador Industrial do ISI-TICs
https://www.linkedin.com/in/hugolnalmeida/

Deixe uma resposta