ISI-TICs encerra o case de sucesso Algar Filazero

Uma plataforma de atendimento completa, que agiliza o atendimento das empresas e proporciona melhoria na experiência de seus clientes finais. Assim é o Filazero, projeto desenvolvido pela startup Inventione em parceria com o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs). Para atender às necessidades da empresa de telecomunicações Algar Telecom, o Filazero passou por alguns ajustes e todos os detalhes do projeto foram apresentados pelo pesquisador do ISI-TICs, Ricardo Mota, para os membros da Brain – Instituto de Ciência e Tecnologia da Algar Telecom -, Michelle Rodrigues e Ana Paula Campos, no dia 28 de junho, em Sergipe.

Durante a reunião, que contou também com a participação do diretor executivo da Inventione, Hermeval Souza, e do pesquisador do ISI-TICs, Ernani Azevedo, foram detalhadas as etapas, desde as fases iniciais até a solução final, checado se os pré-requisitos foram atendidos e coletados os feedbacks da Algar. “O desenvolvimento do projeto foi uma oportunidade especial e desafiadora, tendo em vista o alinhamento de interesses múltiplos nos envolvendo enquanto startup, a Algar como empresa âncora e o ISI-TIC colaborando para o cumprimento dos objetivos. Ficamos muito satisfeitos com o andamento e a comunicação”, comentou Souza. Também foram discutidas ideias futuras para o projeto e continuidade da parceria. “Ampliamos as funcionalidades da plataforma Filazero, nos aproximamos de uma nova vertical, nos tornando mais robustos e competitivos no mercado em que atuamos. Os desafios não param por aqui, essa aproximação nos permitiu ampliar nossos horizontes de atuação e nos preparou para crescer de forma consistente”, destacou.

Projeto pioneiro do ISI-TICs pertencente a categoria C do edital de Inovação para a Indústria, o Filazero gerencia filas virtuais, eliminando as filas presenciais nas empresas, e diminui o tempo de espera do usuário para ser atendido. “No caso da Algar Filazero, o usuário agenda o serviço desejado pela internet ou pelo aplicativo, podendo exportar o agendamento para sua agenda pessoal e confirmar sua presença. Ao chegar na loja da Algar no dia do atendimento e realizar o check-in, o usuário automaticamente já entra na fila de espera. Através de dados de uso do sistema para cada serviço e na localização geográfica do usuário, o sistema faz uma estimativa e notifica o usuário da proximidade do seu atendimento”, comentou Mota.

Para o pesquisador industrial, o Filazero é uma tecnologia diferenciada que propicia uma mudança na estratégia de atendimento de borda, impacta na redução substancial de custos e aumenta a competitividade da empresa, já que o ágil e certeiro atendimento poderá fazê-la se destacar das concorrentes. E o melhor: empresas de qualquer setor, incluindo o industrial, podem ter feedbacks efetivos dos clientes, bem como dados direcionados sobre o desempenho dos serviços prestados. “O projeto durou cerca de 10 meses para ser concluído e trouxe uma solução inovadora para a indústria, além de proporcionar o fomento de novos projetos de inovação com a Algar”, disse.

Através de uma interface de programação de aplicativos (API) aberta, a tecnologia permite, ainda, que qualquer tipo de hardware possa ser utilizado no conjunto da solução.

Deixe uma resposta