ISI-TICs irá desenvolver veículo autônomo em parceria com startup

Um veículo autônomo, que funcione sem a necessidade de um motorista: este é o produto que será desenvolvido, em breve, pelo Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) e pela startup Lume Robotics Soluções Tecnológicas. O projeto, apresentado pela empresa capixaba, foi um dos aprovados na categoria C do Edital de Inovação da Indústria – Desafio de Inovação Ternium, direcionada para o empreendedorismo industrial. O resultado foi divulgado no último mês de junho e, ao todo, foram escolhidas quatro startups, que receberão até R$ 300 mil para desenvolverem seus projetos.

A Ternium, instituição âncora deste desafio, atua na produção e no processamento de diversos produtos de aço, fornecendo para indústrias de diversos segmentos, como automotiva, construção e metalomecânica. Neste edital, a empresa procurou no mercado empresas que pudessem oferecer soluções inovadoras para as áreas de eficiência operacional, sustentabilidade e mobilidade com segurança, categoria que contempla o projeto da Lume Robotics.

Neste último caso, a Ternium estava em busca do desenvolvimento de tecnologia para carros industriais autônomos de transporte de metal líquido nos processos siderúrgicos. Hoje, essa condução é feita por cinco veículos, que circulam no Pátio dos Altos Fornos e executam o transporte de ferro gusa em estado líquido a uma temperatura que varia entre 1300 °C e 1450 °C. A operação é feita por meio de rádio controle.

A solução deverá ser desenvolvida durante o ano de 2020 e, durante esse período, o ISI-TICs do SENAI auxiliará na construção do projeto. Ainda durante a fase seletiva, a Lume Robotics recebeu orientações do instituto pernambucano para a elaboração do seu Plano de Projeto – conforme previsto no edital, todas as startups selecionadas seriam auxiliadas pelos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia que mais tivessem proximidades com os projetos a serem desenvolvidos.

Deixe uma resposta