ISI-TICs cria plataforma de software usando IoT para rastrear embalagens especiais para o setor logístico

Mais uma prova da eficácia do trabalho em rede dos Institutos SENAI de Inovação é o Relog, um projeto desenvolvido pelo ISI-TICs, no Recife (PE), e ISI Materiais Avançados e Nanocompósitos, em São Bernardo do Campo (SP), para a empresa Reciclapac. O objetivo é solucionar o problema de transporte de embalagens especiais enviadas vazias aos fornecedores que devem devolvê-las com as encomendas.

A parceria entre Reciclapac e SENAI começou em 2015, quando a empresa foi contemplada pelo Edital SENAI de Inovação para a Indústria. Juntos, começaram a desenvolver a solução inovadora nomeada Relog, que utiliza conceitos de Indústria 4.0, mais especificamente, Internet das Coisas (IoT) em um dispositivo eletrônico capaz de tornar as embalagens inteligentes e conectadas.

O sistema de rastreamento de produtos é acoplado às embalagens e emite um sinal captado por antenas ligadas à rede de Internet das Coisas, implementada pela WND Brasil com a tecnologia SigFox. Além do gerenciamento de embalagens a partir da geolocalização em tempo real, o Reciclapac também permite a gestão de informações associadas às embalagens, como umidade, temperatura e se houve deslocamento da mercadoria durante o transporte.

São informações cruciais para o processo logístico e reduzem a necessidade de investimentos em ativos e custos operacionais. A primeira prova de conceito foi desenvolvida dentro do ISI-TICs e do Instituo SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente, em São Bernardo do Campo.

Deixe uma resposta