Série Novos Instrumentos: Touché

Fotos: https://www.gear4music.com/Recording-and-Computers/Expressive-E-Touche/20AI

Touché é uma nova interface musical produzida pela empresa francesa Expressive E. Trata-se de uma superfície plana de madeira (ou plástico, dependendo do modelo) posicionada sobre uma base móvel. Com esse dispositivo, o músico pode controlar parâmetros de um sintetizador pressionando-o para baixo ou movimentando-o para os lados.

Quatro sensores posicionados na base fazem a tradução dos movimentos expressivos da mão em dados digitais que são enviados para o computador usando o protocolo MIDI. Versões mais recentes, também possuem a opção de se conectar diretamente com sintetizadores modulares pelo padrão CV (Control Voltage).

A suavidade da pressão é dada por discos de silicone que ficam sob a superfície de madeira e podem ser substituídos por versões mais rígidas ou mais flexíveis.

Geralmente, o Touché é usado como um controlador de expressão posicionado ao lado de um teclado ou outra interface de seleção de notas. Ele pode ser usado, por exemplo, para simular o movimento do arco de um violino usando a mão esquerda, enquanto a mão direita está selecionando as notas nas teclas de um controlador.

O Lié é o software que acompanha o Touché e permite ajustes finos de mapeamento dos gestos e a integração com os principais softwares de gravação e edição de áudio no computador.

O Touché surge como mais uma opção de expressividade gestual para o mundo de sintetizadores, sejam eles físicos ou baseados em software. Os módulos ou algoritmos de síntese permitem um nível detalhado de controle sonoro. Porém, muitos são os parâmetros possíveis de serem configurados. Tantos, que podem até limitar a experimentação.

A maioria das interfaces voltadas para a experimentação sonora com sintetizadores é baseada em knobs, teclas e botões. Essa tradição pode não ser tão expressiva, já que, normalmente, impede que múltiplos parâmetros sejam controladas por um só gesto. É como se existissem só os gestos de dois dedos em pinça rotacionando um knob ou um dedo por vez tocando uma tecla ou botão. Essa necessidade de mais expressividade está guiando a tendência de experimentação com novas interfaces que expandem os knobs, teclas e botões para um universo múltiplos de gestos, posturas e movimentos.

Deixe uma resposta