Produção por demanda com Inteligência Artificial

Foto: Blue Ocean Academy

A Inteligência Artificial permite que máquinas e softwares sejam capazes de reproduzir alguns tipos de inteligência ou até mesmo comportamentos humanos. Basicamente, máquinas são treinadas com uma quantidade de dados que permitem que elas aprendam a executar tarefas específicas. Na análise de dados, a IA permite a visualização de melhores estratégias para um determinado negócio e a redução de situações de risco. Ou seja, observação, análise e processamento de insights sobre um determinado negócios para que se possa tomar melhores decisões. Mais especificamente na cadeia de suprimentos, a IA pode trabalhar na:

Extração de informações: extrair dados de clientes, fornecedores e documentos é uma tarefa importante para que as indústrias conheçam mais sobre seu processo produtivo. A IA é capaz de trabalhar por exemplo no processamento de linguagem natural para poder extrair informações importantes de contratos, pedidos de compra, registros de bate-papo e outros documentos que podem ajudar uma indústria a coletar e armazenar uma grande quantidade de dados que antes eram perdidos ou analisados manualmente.

Gerenciamento de estoque: ter a quantidade de matéria prima adequada para que produtos sejam produzidos, armazenados e vendidos demanda a análise de muitos dados complexos. A IA é capaz de analisar padrões e tendências para que as melhores decisões sejam tomadas com base em dados coletados e processados de diversas fontes e em pouco tempo. O armazenamento de produtos é uma tarefa bastante complexa, existem produtos que possuem uma grande rotatividade e necessitam ser produzidos em grandes quantidades e estarem disponíveis em áreas dentro dos armazéns de fácil acesso e outros não. O processo de armazenamento de produtos não pode ser feito de forma aleatória nem muito menos fixa, a todo tempo novas demandas de produtos podem ser necessárias e os armazéns devem ser otimizados para reduzir ao máximo o tempo localização, retirada e carregamento de caminhões. Utilizando IA é possível descobrir a combinação mais adequada para matéria prima e produtos, além de ser possível também predizer a localização ideal no armazém de um produto em um determinado período de tempo.

Previsão de demanda: saber a quantidade de produtos que é necessária para um determinado período de tempo é um dos grandes desafios de diversos tipos de negócio. A demanda é o que move toda a cadeia produtiva, uma falha aqui e a indústria comprará mais matéria prima do que deveria e terá problemas de estocar produtos sem giro e/ou matéria prima desnecessária. Diversos fatores podem influenciar na previsão, o que torna o uso de IA fundamental para que se consiga processar muitos dados e suas combinações. É preciso produzir o produto no tempo certo, com a matéria prima disponível e que seja vendável em um curto espaço de tempo.

Falhas na previsão de demanda fazem com que uma indústria perca vendas e armazene produtos desnecessariamente. A IA faz com que automaticamente a indústria se adapte ao mercado sem desperdício e com o custo de operação menor possível, antecipando as demandas de mercado de forma coerente.

Deixe uma resposta