A importância da atualização de Testes de Software em projetos de IoT

A Internet das Coisas (IoT) tem modificado a forma de pensar e planejar em diferentes setores da indústria. Existe uma preocupação constante em se atualizar os diferentes tipos de profissionais que estão envolvidos no desenvolvimento de um software, afinal, tecnologia é algo que vive constantes mudanças, e estamos vivendo a era da disseminação das tecnologias 4.0. A IoT se tornou assunto didático para os profissionais de tecnologia em diversos livros, artigos científicos, sites, cursos e até certificações mundo afora.

Cada vez mais, os clientes exigem produtos e serviços melhores e entregues mais rapidamente. Sendo assim, a constante atualização dos conhecimentos em testes de software é fundamental para a indústria, pois agrega qualidade aos serviços e produtos prestados. Para acompanhar a velocidade do mercado, as empresas necessitam de maior eficiência em suas linhas de produção e, para isso, precisam traçar indicadores de manutenibilidade de software que são sustentados pelo processo de testes da empresa.

Um dos tipos de certificações profissionais mais conhecidos no meio do desenvolvimento de software são os voltadas para testes. O conteúdo exigido, e algumas vezes disponibilizado gratuitamente, para estudo dos candidatos, vem com novas atualizações que englobam o conhecimento e a preocupação com a vivência em IoT. Até mesmo os programas de níveis mais básicos, que expressam as melhores técnicas e práticas que resistem ao longo dos anos, contém abordagens modernas acompanhando as novas tecnologias e tendências da indústria.

O modelo de ciclo de vida de desenvolvimento de software em contexto é um dos assuntos abordados que precisaram de uma reciclagem. Em IoT, a multiplicação de diferentes dispositivos, produtos e serviços, requer um cuidado especial que aponta para a construção de um ciclo de vida separado para cada objeto. Desta forma, torna-se desafiador como serão disponibilizadas versões do sistema em desenvolvimento. Os diferentes modelos de ciclo de vida afetam diretamente o processo de testes do sistema que utiliza tecnologia IoT.

Outro tema na área de testes de software, que modernizou-se com o advento da IoT, é o teste relacionado à mudança. Devido a condição evolutiva dos sistemas, os objetos individuais, como os dispositivos, são atualizados ou substituídos com frequência, e o conjunto de testes de regressão, que normalmente evoluem de forma lenta, precisaram começar a serem automatizados no início do projeto de desenvolvimento. O teste de manutenção também sofreu interferência no ponto de vista didático e prático, pois, para sistemas de IoT, este tipo de teste pode ser ativado pela inserção de novos itens ou modificação dos itens já integrados. Os testes de integração em diferentes níveis (rede, aplicação) e nos aspectos de segurança, são destacados como fortes opções de testes de manutenção para sistemas IoT.

Deixe uma resposta