Série Novos Instrumentos: ROLI Seaboard

Foto: https://roli.com/press-room

A ROLI é uma empresa de tecnologia musical que já recebeu investimento da SONY e da Onkyo e, há pouco mais de um ano, tem o músico Pharrell Williams como investidor e chief creative officer.
O Seaboard, o seu primeiro lançamento, é uma interface mais expressiva para o teclado convencional. Em vez de teclas sólidas, o Seaboard apresenta teclas de borracha que permitem leituras de pressão e deslocamento do dedo. Assim, é possível fazer bendings com as notas tocadas (como o das guitarras), além de conseguir sair de uma nota para outra de forma contínua (semelhante ao deslizar de dedos no braço de um violino).

Uma peça fundamental do funcionamento do Seaboard é a forma como o instrumento se comunica com o seu software de síntese, o ROLI Equator. Todos os dados são transmitidos por MIDI Polyphonic Expression, ou MPE, que é uma evolução do protocolo de comunicação MIDI para permitir um controle individualizado de afinação e efeito nas notas. O padrão MIDI da década de 80 não previa esse tipo de interação e, por isso, em janeiro de 2018, depois de muitas discussões, o MPE se tornou parte da especificação oficial do protocolo.
Os diversos modelos do Seaboard se diferenciam pela quantidade de teclas e pela capacidade de ser conectado com outras interfaces de controle da ROLI, como os BLOCKS. Os BLOCKS compõem um sistema modular que podem ser conectados entre si usando conectores magnéticos. Assim, expandem as possibilidades de controle por parte do músico, DJ ou produtor musical.
Vários artistas já experimentaram o Roli Seaboard e alguns estão incorporado o instrumento no palco ou no estúdio, como é o caso de Hans Zimmer, Keith Harris e Jordan Rudess. Esse é um exemplo de inovação em interfaces musicais que se valem de uma herança gestual de instrumentos já existentes para poder decolar. Os músicos que já sabem tocar teclado possuem uma familiaridade com a nova interface e podem, a partir daí, expandir sua forma de tocar com os controles expressivos do Seaboard.

Deixe uma resposta