Blockchain: Hyperledger

Hyperledger é uma plataforma blockchain de código aberto, iniciado pela Linux Foundation, com o objetivo de suportar sistemas de armazenamento distribuídos baseados em blockchain. Está focada em apoiar transações globais de negócios, aplicações tecnológicas, financeiras e empresas da cadeia de suprimentos, com o objetivo de melhorar aspectos de desempenho e confiabilidade. Os criadores do Hyperledger contestam que somente uma abordagem de desenvolvimento colaborativa de software Open Source pode garantir a transparência, a longevidade, a interoperabilidade e o suporte necessários para levar as tecnologias blockchain à adoção comercial convencional. É disso que se trata o Hyperledger – comunidades de desenvolvedores de software reunindo esforços para construir para desenvolver protocolos, padrões abertos e plataformas, proporcionando uma estrutura que dá suporte a diferentes componentes para diferentes usos.

Entre seus principais objetivos, podemos destacar:

  • Criar estruturas empresariais, open source, de sistemas de armazenamento distribuídos e bases de código para apoiar transações comerciais.
  • Fornecer infraestrutura neutra, aberta e orientada pela comunidade técnica e administrativa empresarial.
  • Construir comunidades técnicas para desenvolver provas de conceito (POCs) de blockchain e ledger compartilhado, casos de uso, etc.
  • Esclarecer o público sobre a oportunidade de mercado para a tecnologia blockchain.
  • Alavancar a comunidade disponibilizando um kit de ferramentas com muitas plataformas e frameworks funcionais.

A iniciativa foi lançada em 2016 com uma estrutura de governança técnica e organizacional com 30 membros corporativos fundadores. Inicialmente, o Comitê de Direção Técnica do Hyperledger acolheu duas bases de código de estrutura blockchain de negócios na incubação: Hyperledger Fabric, framework para desenvolvimento de aplicativos ou soluções com uma arquitetura modular, o Hyperledger Fabric permite que componentes, como consenso e serviços de associação, sejam plug-and-play. Desenvolvido com a combinação dos trabalhos da Digital Asset, libconsensus da Blockstream e OpenBlockchain da IBM; e Hyperledger Sawtooth, plataforma modular para construção, implantação e execução de ledgers distribuídos. Ele inclui um novo algoritmo de consenso, Prova de Tempo Decorrido (Poet), que visa grandes populações de validadores distribuídos com consumo mínimo de recursos.

O conselho diretor da Hyperledger, que agora conta com 21 membros, fez uma parceria com os líderes da Linux Foundation para recrutar um diretor executivo. Durante  2016 e 2017, o Comitê de Direção Técnica do Hyperledger adicionou mais sete codebases de blockchain de negócios. As fileiras de membros corporativos e associados aumentaram para quase 200. Das mais de 70 organizações de código aberto que a Fundação Linux lançou, o Hyperledger é considerado o de maior crescimento.

Deixe uma resposta