Como aumentar a produtividade de uma indústria com Inteligência Artificial

Foto: Exame

A produtividade na indústria é a capacidade de aumentar a produção com os mesmos recursos. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2017 a indústria brasileira conseguiu um aumento de produtividade de 4,5%. Até o terceiro semestre de 2018 esse número continuava crescendo, chegando aos 4,2% para a industria de transformação, considerada aquela que transforma matéria-prima em produto final.

Além da produtividade, a indústria brasileira vem investindo em novas tecnologias e no melhoramento do processo produtivo nos últimos anos. Após 3 anos de queda, 2018 e 2017 apresentaram bons números em relação a investimentos na industria brasileira. Mesmo assim, o Brasil ainda é penultimo no ranking de produtividade entre 18 países selecionados, ficando atrás de países como Argentina, México, Colombia e Peru. O processo produtivo precisa de máquinas para que a materia prima seja transformada em produto final. A inteligência Artificial (IA) pode fazer com que máquinas conversem entre si e se autoprogramem para atender suas necessidades. Apenas dois tipos principais de manutenção são praticadas na industria:

  • Corretiva: feita quando uma máquina para de funcionar repentinamente;
  • Preventiva: quando é feita uma média de desempenho de máquinas semelhates para estimar a hora de fazer uma manutenção antes que a mesma pare de vez.

A IA e Internet das Coisas (IoT) são capaz de prever quando exatamente uma peça irá quebrar para que uma indústria consiga diminuir paradas não planejadas e aumentar o tempo de uso do equipamento. O conhecimento adiqurido a partir da IA pode ser transformado em vantagem competitiva. O monitoramento de processos com IoT e IA proporciona um controle em tempo real de toda a cadeia produtiva da indústria afim de reduzir desperdícios de matéria-prima e falhas em equipamentos.

Gestão de demandas é outro elemento importante que pode ser auxiliado por ferramentas que utilizam sensores da IoT e IA. O processo produtivo e compra de matéria-prima devem estar alinhados com as demandas do mercado para evitar desperdícios e aumentar a previsibilidade.

 

Deixe uma resposta