Prevenção de acidentes do trabalho com Inteligência Artificial e IOT

A cada 15 segundos 178 acidentes relacionados ao trabalho acontecem e mais de 2,78 milhões de pessoas morrem por ano com doenças relacionadas ao trabalho ou acidentes de trabalho. Além disso, aproximadamente 374 milhões de ferimentos e doenças relacionadas ao trabalho causam ausências prolongadas de trabalhadores. Quedas, cortes, fraturas, contusões, amputações e choques elétricos são as principais causas de afastamento no Brasil.

Acidentes acontecem por fatores internos como erros humanos, excesso de confiança, falta de treinamento, negligência de procedimento de segurança, sono, indisposição ou até mesmo falta de preparo. Além destes, fatores externos como condições de trabalho e equipamentos de segurança podem ser responsáveis pelos incidentes.

Acidentes de trabalho trazem consequências para empregados e empregadores. Apesar de os procedimentos e regras de segurança serem claros, prevenir acidentes no local de trabalho ainda é um grande desafio.

A internet das coisas (IoT) por meio de sensores conectados pode ser útil no monitoramento do ambiente de trabalho através da coleta de dados. Ambiente mais perigosos podem ser constantemente monitorados, o que é impossível se fazer manualmente. O uso de IoT é o primeiro passo para coletar e monitorar informações para melhorar o ambiente de trabalho

Equipamentos de segurança como capacetes, botas, coletes e etc podem ser grandes fontes de informação de bem estar de funcionários e do estado do ambiente de trabalho. Além disso, outros indicadores de condicionamento físico como temperatura corporal e batimento cardíacos podem ser indicadores da necessidade de ações preventivas com determinados funcionários. Os fatores externos também podem ser monitorados através de sensores de temperatura, vibração, ruído ou até mesmo de monitoramento da qualidade do ar.

Além de coletar e monitorar dados com IoT, a Inteligência Artificial (IA) tem sido utilizada para que se possa predizer e resolver problemas antes mesmo que eles aconteçam. A IBM possui uma ferramenta que promete utilizar IoT e IA para identificar e eliminar riscos no ambiente de trabalho em tempo real. A ferramenta consegue verificar se um empregado está utilizando o equipamento correto, alertar sobre a proximidade de áreas de risco, e prever ( não apenas monitorar ) quando os empregadores estarão em situação de risco, seja por fatores externos ou internos.

Deixe uma resposta