Automação Inteligente

Foto: Automation Across the Nation

Segundo o Mckinsey, mais de 2000 atividades de trabalho  de mais de 800 diferentes ocupações diferentes apresentam maiores chances de serem automatizadas. A maioria delas estão relacionadas a atividades braçais altamente estruturadas e previsíveis, correspondendo a metade das atividades que as pessoas fazem em todos os setores hoje em dia.

Automatização e Inteligência Artificial não são a mesma coisa. Apesar  de poderem trabalhar juntas, não se deve utilizar esses dois conceitos como sinônimos. A automatização de tarefas surgiu com o propósito de executar tarefas repetitivas que os seres humanos não querem realizar. Com o surgimento da IA, a automação, além de conseguir desempenhar melhor e mais tarefas, conseguiu reduzir o tempo de execução e avaliar sua eficiência a partir de dados coletados e processados.

A IA adiciona uma camada de raciocínio, tipicamente humano, nas atividades automatizadas. Isso faz com que a automatização seja capaz de ler textos em linguagem natural, tomar decisões a partir da priorização de tarefas ou até mesmo responder de forma inteligente uma solicitação. Com isso, a capacidade de automatizar cresce em larga escala, reduz custos e tem grandes chances de aumentar a satisfação de clientes.

Portanto, não se trata apenas de automatizar as tarefas em si, os ganhos com coleta de dados elevam o nível de controle e produtividade.

Deixe uma resposta