Análise de dados da Internet das Coisas com Inteligência Artificial

Foto: nteg

Indústrias coletam grandes volumes de dados brutos de suas operações, o que torna a análise manual de especialistas impossível. Desta forma, determinar quais dados gerados de forma contínua por dispositivos da Internet das Coisas (IoT) são de fato importantes a partir da análise de dados ou até mesmo predizer novos sem ferramentas inteligentes aumenta a chance de desperdício de informação e falhas de forma exponencial.

Aprendizagem de Máquina e Inteligência Artificial (IA) podem ser muito úteis para ajudar as empresas a entenderem grandes conglomerados de dados, determinar a causa raiz de determinados problemas e identificar anomalias. Além das indústrias serem grandes produtoras de dados, boa parte deles são não estruturados, o que dificulta e muito a análise manual. Imagens, áudios e vídeos são captados por dispositivos a todo tempo e muitas vezes são desconsiderados para a análise de dados ou muito pouco explorados.

O uso de IA para analisar dados da IoT é crucial para a tomada de decisões eficientes, eficazes e inteligentes, especialmente em áreas que geram dados continuamente e necessitam de análises em tempo real, o futuro da IoT é a IA. Tendo em vista a grande quantidade de dados gerada pelos dispositivos da IoT, o uso de IA consegue dar sentido aos dados e não apenas conectá-los. A IA é a forma mais eficiente e rápida de extrair insights de fluxos de dados.

Estratégias tradicionais de análise de dados não estão prontas para processar dados não estruturados e muito menos em tempo real, a velocidade com que os dados são gerados por dispositivos da IoT necessita da mesma agilidade no seu processamento e entendimento. Portanto, a IA e IoT são complementares para a análise de dados, podendo melhorar mais de 20 vezes a precisão das predições operacionais na indústria.

Deixe uma resposta