Humanos e Inteligência Artificial podem coexistir com harmonia

Foto: Financial Times

O fato de que a Inteligência Artificial (IA) vai impactar diretamente o ambiente tradicional de trabalho e a vida de milhares de pessoas não é mais novidade. Entretanto, muitas perguntas ainda são feitas sobre como e quando isso realmente vai acontecer ou até mesmo se os robôs inteligentes finalmente substituirão toda ou pelo menos parte da força de trabalho humana.

A IA está transformando diversos setores, melhorando as experiências dos clientes e deixando diversas tarefas mais produtivas. Com ela é possível tomar decisões e entender melhor o que está acontecendo de forma mais rápida e barata. Especialistas em IA apontam que as pessoas serão ainda fundamentais para sistemas inteligentes, decisões híbridas (homem + IA) podem produzir melhores resultados.

A coexistência de máquinas inteligentes e humanos esconde certos desafios. Humanos podem facilmente entender expressões e perceber contextos sem a necessidade de vários sensores e muito processamento. As pessoas devem estar preparadas para essa convivência, entendendo as limitações e aprendendo a interagir com máquinas inteligentes.

Robôs estão transformando a logística, recrutando pessoas, prevendo riscos em negócios e uma infinidade de coisas. Em geral, a IA está sendo introduzida para deixar tarefas mais fáceis e rápidas, a coexistência de IA e humanos torna o ambiente de trabalho mais preciso e eficiente. Tarefas repetitivas serão executadas por máquinas e supervisionadas por humanos, novas tecnologias sempre revolucionaram o ambiente de trabalho.

Deixe uma resposta