Como grandes indústrias estão se modernizando com Digital Twin

Foto: Altoros

Digital Twin, ou irmão gêmeo digital, é um conceito que refere-se a uma réplica digital de elementos físicos, processos, lugares e/ou dispositivos. Trata-se de uma verdadeiro mapeamento dos componentes no ciclo de vida de um produto a partir de dados físicos, virtuais e a interação entre eles, ou seja, uma réplica digital em tempo real de algo físico. Esse conceito cria modelos digitais para simulação de objetos físicos que são constatemente atualizados com dados do objeto físico para que se possa criar uma representação mais próxima possível em tempo real.

Tal interatividade com o objeto físico eleva o nível de segurança e confiança no monitoramento. Tendo em vista que o objeto em questão está inragindo de fato com o meio físico e sempre atualizando o modelo digital, teremos constantemente dados novos e com o auxílio de técnicas de Aprendizagem de Máquina é possível antecipar desgaste de peças, entender melhor o uso e prevenir catástrofres, lições são aprendidas no ambiente virtual e aplicadas no muito real.

Além de trazer mais qualidade para produtos finais, a própria industria pode obter ganhos com o uso de Digital Twin internalmente. Máquinas podem ser mapeadas e monitoradas em tempo real, o que pode ajudar em manutenções preventivas para evitar paradas não planejadas no processo produtivo. Segundo um estudo feito pela Vanson Bourne, 82% das indústrias entrevistas passaram por alguma parada não planejada nos útimos 3 anos, o que pode ter causado a perca de até 250 mil dólares por hora em média. Além disso, apesar de 72% das indústrias afirmarem que o combate a esse tipo de problema deve ter alta prioridade,  70% não possuem um controle completo dos equipamentos para realizar manutenções e/ou atualizações de forma planejada.

Segundo o IDC, o uso de Digital Twin pode trazer melhoria de até 30% nos tempos de ciclo de processos críticos na indústria. O Gartner divultou que até 2021 50% das grandes indústrias utilizaram Digital Twin e que isso trará um ganho de 10% de eficiência. Em experimentos feitos pelo Deloitte, a indústria de manufatura, uma das que mais enfrentam problemas de qualidade e retrabalho, com o uso de Digital Twin pode apresentar um ganho de até 20% na qualidade dos seus produtos.

Deixe uma resposta