Inteligência Artificial usada para aproveitar todo o potencial da Internet das Coisas

Foto: IEEE Innovation at Work

A Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel fundamental em aplicações da Internet das Coisas (IoT). Diversas empresas estão investindo em IA para obter insights a partir de dados de forma mais rápida e eficiênte através da identificação de padrões e anomalias. Segundo o instituto Gartner, até 2022 80% dos projetos de IoT deverão incluir IA como um elemento fundamental. O grande volume de dados que pode ser captado por sensores de IoT necessitam de análises e interpretações para que de fato sejam utilizados.

Hoje, menos de 10% dos projetos de IoT usam IA. A falta de IA nesse nesse tipo de projeto faz com que as empresas percam vantagem competitiva, IA e IoT serão a base de uma nova plataforma para criação de valor em negócios digitais. De acordo com o Gartner a velocidade com que essa nova plataforma se desenvolve obriga o gestor a focar no problema em sí que deve ser resolvido e não em qual tecnologia será aplicada.

Na contrução civil podem ser encontrados bons exemplos de aplicação de IoT e IA. Dados capturados pela IoT são processados pela IA para criar protótipos em 3D de contruções de forma mais rápida e precisa. Todos os aspectos relacionados a contrução são capturados pela IoT e armazenados, o que facilita o planejamento da construção que geralmente não é feito in loco.

 

Deixe uma resposta