Como escolher a plataforma de Inteligência Artificial ideal para seu negócio?

Foto: UNSW Newsroom

O uso de plataformas tem demonstrado ser a melhor estratégia para implantação de Inteligência Artificial (IA). Possuindo um bom retorno sobre investimento, pequenas e médias empresas buscam integrar em seu dia a dia soluções inteligentes através do uso de plataformas para aumentar as vendas e potencializar seus lucros.

No mercado existem várias soluções que precisam ser analisadas com cuidado antes de adotadas para que se consiga extrair o máximo de cada uma. A seguir, serão listados alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de se escolher uma determinada plataforma para seu negócio:

  • Ser capaz de explicar os resultados que os modelos produzem: como já foi falado aqui anteriormente, soluções que utilizam IA devem ser capazes de explicar para usuários como chegou em um determinado resultado. Tal recurso melhora a credibilidade, muitas pequenas e médias empresas ainda se recusam a utilizar IA por ainda considerarem uma caixa preta.
  • Segregar dados: plataformas não devem fazer uso de dados de uma empresa em modelos que possam ser utilizados por outras. Em um mercado cada vez mais competitivo, dados são elementos decisivos e devem ser muito bem guardados e protegidos. Esses limites devem ser bem claros, mesmo que dois concorrentes utilizem a mesma plataforma não se deve compartilhar dados de uma empresa para melhorar o desempenho do modelo de outras.
  • Gerenciamento de informações estruturadas e não estruturadas: a grande maioria das plataformas são capazes de gerenciar bem dados estruturados. Entretanto, muitas dos dados produzidos pelas empresas são não estruturados, estamos falando de fotos, vídeos e outros tipos de documentos que são gerados todos os dias e que podem ser aproveitados.
  • Interfaces para especialistas e gestores: cientistas de dados são muito bons com suas ferramentas na descoberta de padrões, predições, avaliações e etc. Entretanto, constantemente deve-se promover uma conexão entre gestores, naturalmente especialistas no ramo da empresa, com cientistas de dados para dar razão a certas descobertas e alinhar os objetivos da aplicação de IA no negócio. Desta forma, plataformas devem ser capazes de atender tanto as necessidades cientistas quanto as dos gestores para que exista uma boa comunicação, definições e entendimento dos dados.

Deixe uma resposta