Como otimizar o retorno sobre investimento da Inteligência Artificial?

Foto: Medium

O retorno sobre investimento (ROI) é uma métrica utilizada para mensurar o quanto uma ação retornou para uma organização com base no investimento feito. Trata-se de uma ferramenta estrategicamente muito utilizada para a tomada de decisão, o ROI consegue direcionar o dinheiro dentro de uma empresa fazendo com que projetos rentáveis e que realmente produzam resultados sejam exploradas.

A Inteligência Artificial (IA), dependendo da estratégia e do porte da empresa, pode gerar muitos gastos. Produzir uma solução do zero totalmente adaptada para uma organização exige a implementação de algoritmos, investimentos em infraestrutura e armazenamento e a contratação de funcionários especializados. Para grandes empresas, o ROI de soluções desse tipo podem até valer a pena quando bem implementadas. Entretanto, plataformas consolidadas podem potencializar o ROI e diminuir os riscos da implementação da IA.

O uso de plataformas de IA permitem que funcionários consigam criar soluções sob medida. Operações que podem ser facilmente adaptáveis para diversos tipos de negócio são disponibilizadas, abstraindo diversos detalhes de implementação e infraestrutura,  proporcionando um excelente ROI. Em se tratando de pequenas e médias empresas, a exploração de plataformas deve ser priorizada para minimizar os riscos e custos de implementação da IA.

Deixe uma resposta