Aplicações do Blockchain – Setor financeiro

Os sistemas tradicionais tendem a ser incômodos, propensos a erros e enlouquecedoramente lentos. Intermediários são frequentemente necessários para mediar o processo e resolver conflitos. Naturalmente, isso custa tempo e dinheiro. Em contraste, os usuários consideram blockchain mais barato, mais transparente e mais eficaz. Não é de admirar que um número cada vez maior de serviços financeiros esteja usando esse sistema para introduzir inovações, como títulos inteligentes (smart bonds) e contratos inteligentes (smart contracts). O primeiro paga automaticamente aos detentores dos títulos uma vez que certos termos pré-programados sejam cumpridos. O segundo se trata de contratos digitais que se auto-executam e se mantêm, quando os termos são cumpridos. A seguir destacamos exemplos de serviços financeiros que podem ser turbinados com blockchain.

Gestão de Ativos: Processamento e Liquidação de Comércio

Processos tradicionais de comércio dentro da gestão de ativos (onde as partes negociam e gerenciam ativos) podem ser caros e arriscados, particularmente quando se trata de transações internacionais. Cada parte no processo, como corretora ou gerente de liquidação, mantém seus próprios registros que criam ineficiências significativas e brechas para erros. Blockchain reduz o erro criptografando os registros, ao mesmo tempo, a tecnologia de registro distribuído oferecia pelo blockchain simplifica o processo, enquanto anula a necessidade de intermediários.

Seguros: Processamento de reclamações

Processamento de reclamações pode ser um procedimento frustrante e árduo. Os processadores de seguros precisam percorrer reivindicações fraudulentas, fontes de dados fragmentadas ou até mesmo abandonar o protocolo para alguns usuários e processar esses formulários manualmente. O espaço para o erro é enorme. Blockchain fornece um sistema perfeito para gerenciamento e transparência sem risco. Suas propriedades de criptografia permitem que as seguradoras capturem a propriedade dos ativos a serem segurados.

Pagamentos: Pagamentos transfronteiriços

O setor de pagamentos globais é propenso a erros, dispendioso e aberto à lavagem de dinheiro. Leva dias, se não mais, para o dinheiro atravessar o mundo. Blockchain já está fornecendo soluções para empresas de remessas como a Abra, Align Commerce e Bitspark, que oferecem serviços de remessa completos, acionados por blockchain. Em 2015, o Santander tornou-se um dos primeiros bancos a unir blockchain a um aplicativo de pagamentos, permitindo que os clientes fizessem pagamentos internacionais 24 horas por dia.

Deixe uma resposta