Aplicações do Blockchain – Setor de aquisições

Uma propriedade tangível ( carro, imóvel, etc ) ou intangível ( patente, títulosde propriedade ou ações da empresa)  pode ter uma tecnologia inteligente embutida neles. Tal registro pode ser armazenado no livro-razão, como explicado em Blockchain em um patamar bem maior do que você pensa , juntamente com detalhes contratuais de outros que têm permissão de posse da propriedade. Chaves inteligentes (smart keys) podem ser usadas para facilitar o acesso aos proprietários. 

Sendo uma tecnologia de registro distribuído, descentralizada, blockchain também se torna um sistema para registrar e gerenciar os direitos de propriedade, além de permitir que os contratos inteligentes sejam duplicados, muito útil caso os registros ou a chave inteligente se percam. Outra vantagem está na diminuição do risco de fraudes e taxas de mediação.  Ao mesmo tempo, aumenta a confiança e a eficiência das transações. A seguir discutimos um pouco sobre algumas aplicações:

Empréstimos de dinheiro
Contratos inteligentes podem revolucionar o sistema tradicional de empréstimos. Ele pode permitir que um estranho lhe empreste dinheiro e leve sua propriedade inteligente como garantia. Não é necessário mostrar o crédito do credor ou o histórico de trabalho. Não há necessidade de processar manualmente os numerosos documentos. A propriedade está codificada em blockchain para todos verem, facilitando todo o processo burocrático encontrado no caminho.

Segurança nos carros/smartphones

Os equipamentos como smartphones e carros autônomos podem ser projetados para responderem apenas a seus legítimos proprietários, não a estranhos ou ladrões. Apenas o detentor do token criptografado corretamente pode ativar o motor do carro ou desbloquear o smartphone.

Deixe uma resposta