Bolsa de Valores de Israel apresenta uma plataforma de empréstimo de títulos baseada em Blockchain

A Tel Aviv Stock Exchange (TASE) anunciou o desenvolvimento de uma plataforma de empréstimo de títulos acionada por blockchain que permitirá empréstimos diretos entre todos os principais instrumentos financeiros do país.

A TASE declara que se seu novo projeto  “Blockchain Securities Lending (BSL)” é um dos primeiros projetos desse tipo no mundo e que transformará fundamentalmente o mercado doméstico, aproveitando várias facetas centrais da tecnologia blockchain, incluindo transações diretas peer-to-peer, contratos inteligentes (smart contracts)  e gravação de dados imutáveis.

A plataforma blockchain “privada” será baseada no software blockchain corporativo Hyperledger Sawtooth e usará a Intel como um parceiro de tecnologia para criptografar dados de transações e mantê-los privados entre os participantes de uma transação dentro da plataforma. A gigante de serviços Accenture liderará o esforço conjunto, gerenciando o projeto, integrando-o aos sistemas existentes e fornecendo consultoria em segurança cibernética para proteger ainda mais a plataforma.

A TASE salienta que a plataforma no conceito “one-stop-shop” para todas as formas de atividades de empréstimo de títulos que também poderão suportar grandes volumes de transações de títulos em curtos espaços de tempo, o mesmo sendo aplicado para operações de “short position”. Além de melhorar a eficiência operacional e as velocidades, a TASE afirma que a plataforma blockchain também reduzirá os custos significativamente para os corretores e seus clientes, bem como para o próprio operador.

Inicialmente, o desenvolvimento da plataforma blockchain será uma prova de conceito (PoC). Seu sucesso verá uma implantação mais ampla da plataforma de empréstimo baseada em blockchain para o mundo real.

Deixe uma resposta