Aplicando Inteligência Artificial em Pequenas Empresas

Foto: securityintelligence

As micros e pequenas empresas são as maiores empregadoras com carteira assinada e  responsáveis por 27% do produto interno no Brasil. Apenas em março de 2018, 47.4 mil dos novos postos de trabalho foram criados por empresas dessa categoria, correspondendo a 84%dos empregos criados no período. Estamos falando de empresas que possuem uma receita bruta anual inferior a R$ 360 mil e que, portanto, não possuem muito dinheiro para investir em novas tecnologias e em grandes projetos de inovação.

Desta forma, seria possível uma micro ou pequena empresa investir em inteligência artificial (IA)?

Sim! A Totvs está inserindo funcionalidades que utilizam IA para soluções de ponto de venda. Através de uma plataforma chamada Carol é possível ter ajuda da IA para definir preços de produtos, ter acesso a relatórios avançados de projeções de faturamento, ticket médio, volume de vendas e uma infinidades de coisas.  Através da IA, a Carol analisa dados para fazer com que o micro e pequeno empresário entenda mais sobre seu negócio sem gastar muito.

Além da Totvs, a SalesForce criou também uma ferramenta semelhante que promete focar na fidelização e conquista de novos clientes a partir da análise de dados. A empresa promete vendas mais inteligentes e um marketing mais direcionado aos desejos de clientes com base em dados históricos e de outros clientes com perfis semelhantes.

Portanto, para se investir em IA não se faz necessário realizar grandes investimentos.  No Brasil, muitas ferramentas que já estão sendo usadas por micros e pequenas empresas já aplicam IA e possuem um grande potencial de impactar positivamente empresas desse porte.

Deixe uma resposta