Inteligência Artificial auxiliando a indústria da construção

Foto: Sebrae Inteligencia Setorial

A Inteligência Artificial (IA) vem se destacando em diversas áreas. Na indústria da construção, a IA vem mudando a forma que os edifícios são projetados, construídos e utilizados após a construção. Gerentes de construção podem utilizar máquinas inteligentes para fazer operações rotineiras ou até mesmo na coleta de informações para serem utilizadas por engenheiros no planejamento e implementação de uma obra.

No planejamento, uma máquina com IA consegue inspecionar um local de construção coletando informações que podem ser utilizadas para criação de planos de construção, projetos ou até mesmo mapas em 3D. O MIT já utiliza IA em canteiros de obra para a construção de usinas eólicas, as quais exigem estudos que duram em torno de 8 a 12 meses de coleta de dados para que seja possível posicionar as torres de geração de energia da melhor forma possível. Segundo o MIT, esse tempo foi reduzido para 3 meses através de dados coletados através de IA.

Outro grande problema da construção civil que pode ser amenizado com o uso de IA no planejamento e execução da obra é o desperdício. Segundo um estudo desenvolvido pelo ITQC (Instituto Brasileiro de Tecnologia e Qualidade na Construção Civil), feito em mais de 100 canteiros de obras em 12 estados, apurou que 1 m² de construção demanda 1 tonelada de materiais, onde em média 27% deste peso é gasto a mais que o necessário, o que significa que a cada 3 prédios construídos, um é entulho. De acordo com o Programa Inteligência Setorial do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a introdução de IA para reduzir a quantidade de desperdícios em construções é apontada como uma das tendências para os próximos anos.

Durante o processo de construção, muitos imprevistos podem acontecer. São diversos os desafios para gestão de mão de obra na construção civil. Tendo em vista que cada trabalhador possui atributos e habilidades específicas, é necessário fazer uma gestão de recursos humanos para não parar uma obra ou comprometer sua qualidade e confiabilidade. A HRTechs, uma startup brasileira, vem explorando o uso de IA para inovar na área de recursos humanos. Os seus grandes focos são a otimização do processo de contratação e a realocação de profissionais.  

Portanto, a indústria da construção deve ser bastante impactada pela IA nos próximos anos. São vastos os benefícios do uso de IA na análise de dados para planejando e execução de obras. A IA pode reduzir custos e otimizar a gestão de recursos humanos.

Deixe uma resposta