Pesquisas de mercado com Inteligência Artificial

Foto: AppSheet Blog

Pesquisas de mercado são utilizadas nas tomadas de decisões relacionadas a novos, ou até mesmo antigos, empreendimentos/negócios/oportunidades que contêm um certo grau de incerteza. As pesquisas são utilizadas para atender um mercado-alvo e necessitam de informações relevantes sobre o negócio, sobre clientes e até mesmo sobre a concorrência. Pode-se utilizar pesquisas desse tipo desde a concepção da empresa ou até mesmo para mantê-la viva e lucrativa.

O Brasil todo ano fecha mais empresas do que abre desde e estimativas apontam que a maioria das empresas, cerca de 60%, fecham após 5 anos. Um dos maiores motivos que levam a empresas fecharem no Brasil segundo pesquisa apresentada pelo IBGE é a falta de planejamento. Ou seja, a maioria dos empreendedores não levantaram dados suficientes sobre o mercado antes de abrir um negócio. Nesse contexto, a pesquisa de mercado apresenta-se como uma importante estratégia para modelagem e manutenção de qualquer tipo de negócio. Mas, por onde começar? Como fazer uma pesquisa de mercado eficiente sem gastar tanto?

Vamos começar falando da grande simpatia dos brasileiros por Inteligência Artificial. Segundo estudo da PwC, 59% dos brasileiros estão dispostos a adquirir assistentes virtuais que fazem uso de Inteligência Artificial (IA). Neste aspecto, estamos a frente de países como China (52%), Itália (38%) e até mesmo Estados Unidos (25%). Além disso, a IA é apontada por especialistas em marketing como ferramenta chave para automação de tarefas, otimização de resultados, aumento da satisfação dos clientes e no direcionamento de investimentos de forma mais inteligente.

Mas como a IA pode ajudar em pesquisas de mercado?

Um dos pontos chaves para uma boa pesquisa de mercado é conseguir que pessoas respondam de forma esperada perguntas que façam as empresas entenderem mais sobre seu negócio e, principalmente, entender o que o cliente espera. Muitas pesquisas são falhas e não conseguem atingir o cliente em potencial e, portanto, não potencializam as chances de converter um provável cliente em cliente de fato.

A grande capacidade de predição da IA pode traçar o perfil de clientes em potencial e direcionar os esforços de pesquisas para quem realmente interessa. O uso de automação com chatbots, uma espécie de robô capaz de estabelecer conversas que podem utilizar IA para definir perguntas e respostas, leva a experiência de uma pesquisa a um patamar mais humanizado, revolucionando o processo de comunicação. Diferentemente de apenas perguntas que dificilmente serão respondidas por todos que receberem, chatbots podem interagir de forma mais acelerada e direcionada por poder fazer uso dos dados pessoais e históricos de clientes a fim de traçar perfis, segmentando clientes de forma muito mais eficiente e personalizada. Portanto, além do ganho no processamento dos dados após a pesquisa, ganha-se em objetividade, atingindo os clientes que realmente interessam de forma personalizada.

A hypnobox, uma empresa que oferece soluções para o mercado imobiliário em São Paulo e região,  apresentou resultados interessantes através do uso de IA e chatbots na atração de clientes interessados em imóveis. Resultados apontam que foi possível aumentar em 20% o número de pessoas que pretendiam adquirir imóveis à vista. Com isso, foi possível maximizar o tempo de trabalho de corretores, melhorando as vendas e aumentando a produtividade. Através de uma entrevista, o chatbot identifica clientes em potencial traçando um perfil do mesmo e definindo sua intenção de compra.

No Brasil, 45% dos lojistas esperam aumentar o uso de IA nos próximos anos.  Muitas empresas já estão direcionando esforços e dinheiro em estudos que envolvem IA no Brasil. Além disso, sistemas capazes de fazer uso de IA na análise e predição de dados estão se tornando cada vez mais acessíveis. Segundo dados da consultoria de software IDC Brasil, investimos em IA terão um crescimento de 50% em 2018 no Brasil. Este é um ótimo cenário para pequenas e grandes empresas comecem a utilizar IA em suas operações a fim de entender melhor seu cliente e aumentar as vendas. A pesquisa de mercado é apenas um caso de uso utilizado aqui para demonstrar o potencial da IA.

Deixe uma resposta