Manutenção de Máquinas por Monitoramento

Foto: Portal do Saber

A partir da aplicação das diferentes ferramentas digitais na indústria, a manutenção é um dos setores que apresentam evoluções consideráveis. Segundo o artigo do portal Industria Hoje, os tipos  de manutenção industrial existentes podem ser considerados como:

  • Manutenção Corretiva: estabelecida para operações de substituição e correção de componentes que causaram a falha no equipamento;
  • Manutenção Preditiva: baseada em analise e inspeção dos componentes das máquinas para a detecção de possíveis falhas. A partir dessa analise, uma espécie de relatório pode ser gerado, como também um painel de acompanhamento para sinalização das melhorias necessárias a serem realizadas.
  • Manutenção Preventiva: objetiva a redução das falhas, assim como a possibilidade de elas ocorrerem. É organizada e planejada com base no histórico de funcionamento das maquinas.

Diferente das técnicas tradicionais, as ferramentas da Industria 4.0, como Internet das Coisas, cloud computing e big data analytics permitem uma nova abordagem, unindo os conceitos de manutenção preventiva e preditiva. As ferramentas da Internet das Coisas, por exemplo, fornecem sistemas de monitoramento inteligente com acesso online e de maneira remota. Com as ferramentas de data analytics, uma análise preditiva e comparação dos atuais parâmetros do equipamento ou máquina, quando comparados a um de bom funcionamento, torna-se possível.

Apesar de parecer algo futurístico, as técnicas de analise preditivas e preventivas podem ser aplicadas a partir dos dados já coletados pelas empresas, sistemas SCADA, do setor industrial. O diferencial para o êxito na aplicação, e consequente manutenção da maneira correta, é o expertise nas ferramentas e digitais, como Machine Learning e inteligência artificial.

 

Deixe uma resposta