As aplicações da IoT para a saúde

Foto: AINTEC

Mais uma área com cases de sucesso para a Internet das Coisas (IoT) é a área de saúde. Tal importância pode ser comprovada no momento em que grandes empresas, como a Microsoft, dedicam uma página exclusiva para o tema. Os principais exemplos na área envolvem: monitoramento contínuo dos pacientes, monitoramento dos ativos médicos, a vitalidade, funcionamento e uso dos equipamentos médicos. Em resumo, o foco principal da aplicação na área médica fica por conta da melhoria nos processos e atendimentos dos pacientes a partir das soluções conectadas.

Outra empresa que confirma o case de sucesso da aplicação de IoT na área medica é a Bridgera. Segundo notícia em seu site, a IoT na saúde se torna a solução de antigos problemas com novas tecnologias. Tal afirmação pode ser claramente exemplificada quando citamos o caso de um dispositivo que monitora o paciente em sua própria residência (home care), sem a necessidade de constante ida ao consultório apenas aferição de batimentos cardíacos e verificação do paciente, por exemplo. Apesar de não estar diretamente relacionado com o paciente, outro case, apresentado pela GOJO, objetiva o monitoramento de práticas hospitalares de higiene das mãos por meio de soluções envolvendo IoT.

Como mostrado nos diferentes cases, a partir das novas tecnologias e ferramentas digitais, a melhoria na efetividade dos tratamentos das pessoas de maneira direta ou indireta, pode ser alcançada a partir da aplicação da IoT na saúde. Como setor importante no Brasil e no mundo, a área pode ter sua eficiência e produtividade aumentada, significando assim, um maior número de pacientes tratados em menor tempo e vidas salvas.

Deixe uma resposta