Auditoria com Inteligência Artificial

 Foto: inj.city

A auditoria é um processo utilizado por empresas e indústrias com a finalidade de dar credibilidade a relatórios financeiros ou até mesmo quaisquer relatórios da administração. Trata-se basicamente de uma revisão de registros de transações, sistemas financeiros e qualquer operação em que seja possível auditar e validar informações. Além disso, é possível detectar anomalias e deficiências em sistemas de controle interno proporcionando a recomendação de melhorias.

Uma falha no processo de audição pode gerar diversos problemas para uma organização, o banco central já reportou que auditorias ineficientes causaram rombos de 2,5 milhões temos atrás no Banco Panamericano, a demora em analisar as movimentações foi a principal causa apontada na época. Tratar grandes volumes de dados e verificar quais transações fogem do padrão é uma tarefa muito complexa. Posto isto, auditores passam a enxergar a Inteligência Artificial (IA) como o futuro das auditorias. A IA consegue analisar grandes volumes de dados muito mais rapidamente que o auditor humano e detectar com precisão anomalias.

Segundo o Deloittea auditoria do futuro deve ser mais Inteligente através da adoção de novas ferramentas e tecnologias a fim de melhorar a experiência do auditor de forma a deixar a auditoria mais intuitiva e transparente através do acesso aos dados em tempo real, deixando o processo de audição mais intuitivo, integrado e relevante para a tomada de decisão. A auditoria utilizando IA está tão próxima do dia a dia das organizações que o Institute of Internal Auditors, considerado um dos maiores organismos de auditoria do mundo, lançou uma cartilha para que auditores entendam seu papel perante a IA no processo de audição.

Deixe uma resposta