Bluetooth 5: mais uma tecnologia para a Internet das Coisas

Foto: InteligentComp

Como um dos principais motivadores para a expansão e uso massivo de aplicações envolvendo IoT, estão as novas tecnologias de comunicação que habilitam diversas formas de conexão entre objetos. Anteriormente foi explicado a aplicação e uso das LPWANs, de maneira similar, outra tecnologia que expande e habilita novas aplicações em IoT é o Bluetooth 5.  As novas funcionalidades, quando comparadas com o Bluetooth 4.2 LE, ficam por conta do dobro de velocidade de transmissão de dados e o aumento em quatro vezes ao alcance da comunicação.

O aumento do alcance de comunicação, assim como novas funcionalidades como rede mesh, expandem o uso da tecnologia para a conexão de uma casa inteira, por exemplo. O Bluetooth 5 também permite do numero de objetos conectados em um mesmo espaço, os chamados beacons. Outros detalhes técnicos sobre o Bluetooth 5 podem ser encontrados aqui.

previsão é que mais de 300 milhões de dispositivos utilizando a nova tecnologia estejam no mercado ate 2020, tornando-se assim como uma das principais soluções para os desenvolvedores. A presença de gateways, dispositivos que concentram o recebimento de mensagens, também esta na lista das novidades desta versão da tecnologia. Os gateways Bluetooth poderão integrar uma rede mesh Bluetooth 5 com outros padrões da Internet das Coisas, como o Wi-Fi (IEEE 802.11).

Deixe uma resposta