Sistemas de transporte de inteligente baseado em IoT

Foto: Telefonica

  Como post final da série de noticias e inovações envolvendo Internet das Coisas (IoT) e mobilidade urbana, um sistema de monitoramento de passageiros e ônibus foi implementado na Colômbia baseado em dispositivos conectados. A motivação para a conexão dos ônibus baseou-se no caótico trânsito das cidades, principalmente Bogotá.

  O case listado neste post é o da empresa Advantech, cujos módulos embarcados (single board computers) foram instalados em todos os ônibus do sistema de BRT da cidade de Bogotá. As aplicações dos módulos embarcados estão associadas a funções de rastreamento, despacho de veículos, coleta eletrônica de pedágio, estatísticas de passageiros e exibição de informações de partida/chegada. De maneira direta, tanto a prefeitura, como também as operadoras do transporte publico, ganham informações e controle de estatísticas dos passageiros.

  Os resultados diretos da implementação do sistema foram resumidos em operações de otimização de rota dos ônibus, melhoria na qualidade do serviço e uma melhoria no trânsito, visto que a partir do conhecimento do usuário uma maior disponibilidade de certas linhas de ônibus pôde ser estabelecida. Este case ilustra mais uma vez a versatilidade e aplicação da IoT na mobilidade urbana.

 

Deixe uma resposta