C-V2x: o veículo conectado a tudo

Foto: Electronic Design

Ainda no contexto de carros conectados e aplicações da mobilidade urbana, nesta ultima semana a Qualcomm anunciou um circuito integrado que permite a conexão de carros com praticamente tudo. Diferente dos padrões veiculares para V2x baseados em DSRC, a comunicação do tipo C-V2x utiliza a infraestrutura da comunicação celular 4G para a comunicação do veiculo com qualquer outro dispositivo que também esteja conectado a internet. Assim, de maneira mais eficiente, promete-se aplicações envolvendo carros conectados com possibilidade uma maior interoperabilidade dos dispositivos.

Este lançamento é um dos primeiros passos para o estabelecimento de uma ferramenta de comunicação mais eficiente para carros autônomos e conectados. No contexto desta solução, aplicações envolvendo conexão com semáforos, redes celulares, estrada e até entre os próprios veículos tornam-se possíveis. Apesar da inovação apresentada, o contexto da comunicação C-V2x possuirá uma maior escalabilidade com o estabelecimento da comunicação 5G, que deve acontecer nos próximos 5 anos.

Como uma solução geral para a Internet das Coisas, a comunicação 5G promete resolver o problema da interoperabilidade e velocidade de conexão para os diversos dispositivos. Mais informações sobre as possíveis inovações e aplicações da rede 5G para IoT pode ser encontrada aqui.

Deixe uma resposta