A Internet das coisas na mobilidade urbana

Foto: BIT magazine

Como um dos ambientes estratégicos do estudo, Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil, realizado pelo BNDES, o setor de cidades possui a mobilidade urbana como um de seus objetivos estratégicos. A redução do tempo de deslocamento dos veículos e aumento da atratividade pelo transporte coletivo são os principais fatores para a aplicação da IoT no cenário de mobilidade urbana. Apesar das possíveis melhorias da aplicação de novas tecnologias no transito, alguns desafios regulatórios limitam a utilização de diferentes dispositivos conectados em aplicações inteligentes.

Dos diferentes objetos conectados, e consequente aplicações, a IoT pode ser aplicada na mobilidade urbana com dispositivos para estacionamentos inteligentes, semáforos conectados e ate mesmo veículos conectados. Neste ultimo cenário, o da comunicação interveicular, os carros possuem dispositivos embarcados para comunicação V2x (veichle-to-anything). Além da troca de informações entre os veículos, favorecendo alertas de emergências e informações do trafego, as aplicações automotivas podem favorecer oportunidades para novos serviços como pagamentos automáticos em pedágios e postos de gasolina.

Embora melhorias consideráveis são esperadas na mobilidade urbana e estabelecimento de novos serviços de comércio integrados a partir dos veículos conectados, as montadoras buscam a redução dos custos dos semicondutores para as aplicações envolvendo V2x. Assim, os atuais problemas da mobilidade urbana que poderiam ser resolvidos pela aplicação do conceito de IoT, ainda carecem de ferramentas de mais baixo custo. A atual realidade da IoT para mobilidade urbana pode ser exemplificada pela presença de sensores em estacionamentos e semáforos de transito. As estimativas apresentam que a partir do estabelecimento da tecnologia de comunicação 5G, a infraestrutura para os carros conectadas irão demandar menor investimento, e assim, favorecer o uso em grande escala por montadoras.

Deixe uma resposta