A importância dos testbeds na IIoT

Foto: Digital Health

No último IoT Solutions World Congress, realizado em Barcelona em Outubro de 2017, foram apresentados os melhores testbeds envolvendo tópicos que abordam a aplicação da Internet das Coisas na Indústria, a chamada IIoT. Como resultado do processo de submissão de diferentes trabalhos, 11 testbeds foram escolhidos com os destaques da edição. O testbed “Time-Sensitive Networks for Flexible Manufacturing” foi escolhido como o de maior impacto. O trabalho apresentou um inicio de implementação de TSN a partir de infraestrutura de rede aberta, suportando assim à interoperabilidade de vários fornecedores industriais e proporcionando uma certa padronização ao juntar diferentes ferramentas da tecnologia da informação (TI) e tecnologias operacionais (OT) já consolidadas na indústria.

A partir dos resultados apresentando ainda na edição de 2017, a publicação de diferentes testbeds relacionados ao uso e aplicação das diferentes ferramentas, demonstram a importância desse tipo de documento para justificar os investimentos na IIoT. Como consequência direta dos resultados apresentados, os testbeds fornecem uma espécie de ciclo de retorno, a partir do investimento inicial ao aplicar IIoT em alguma área especifica de uma indústria. De maneira similar aos resultados mostrados no congresso, o consorcio de internet industrial (IIC) também publicou resultados em diferentes áreas e aplicações industriais. Os principais resultados mostrados em 2017, pelo IIC, mostram testes, processos, produtos e novos modelos de negócios para determinar a utilidade e viabilidade da aplicação da internet industrial antes de levá-la ao mercado.

Seguindo a tendência internacional, a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) também lançou no final do ano passado um programa para publicação de testbeds baseados em aplicações e soluções envolvendo Internet Industrial no cenário nacional. Sugestões de testbeds e seus respectivos resultados podem ser realizados através do site da ABII. Em um processo de aplicação da IIoT nas empresas mais demorado do que nos países desenvolvidos, os resultados dos testbeds brasileiros podem justificar aos gestores nacionais a importância da IoT na indústria brasileira.

Deixe uma resposta