Como transformar dados em informação com Inteligência Artificial

Foto: Gigaom

A indústria 4.0 está diretamente ligada a coleta e análise de grandes volumes de dados e introduz o conceito de fábricas inteligentes através de sistemas com a capacidade tomar decisões e de monitorar máquinas e processos físicos industriais. Com isso, equipamentos se tornaram mais inteligentes e dotados da capacidade de tomar decisões baseadas em dados históricos, processados e conectados com todo o processo produtivo da indústria. Com isso, as indústrias se tornam cada vez mais eficientes e competitivas.

Os dados são a origem da informação, apenas dados não são suficientes para expressar algo. É necessário que os dados passem por algum tipo de análise e processamento para que de fato tenha algum significado e seja útil para a tomada de decisão. Na Indústria 4.0, a Inteligência Artificial (IA) é apontada como uma das formas mais eficientes de transformar dados em informações que de fato agreguem valor ao processo produtivo.

A IA surge para resolver problemas que não possuem um algoritmo pronto para que seja resolvido de forma direta. Prever quando uma máquina de uma linha de produção vai falhar por exemplo exige a análise de dados de diversos fatores, dados históricos e de muito monitoramento. Através de sensores da Internet das Coisas (IoT) é possível gerar dados em tempo real de equipamentos e através da IA produzir informações suficientes para tomar decisões mais aprimoradas e corretas.

Outras fontes de informação, como vídeo e imagens, tidas como fonte de dados não estruturados, ou seja, que não seguem padrões como planilhas de excel, podem ser processados e analisados pela IA também. Ou seja, o sensores da IoT não precisam necessariamente fornecer dados estruturados de forma tradicional, que podem ser armazenados diretamente em bancos de dados, para que sejam analisados de forma eficiente e auxiliem portanto no processo de tomada de decisão. Até bem pouco tempo atrás, processar vídeos e imagens era uma tarefa impensável para a indústria, o que dirá fazer uso desse tipo de mídia para tomar decisões.

Deixe uma resposta