Dojot: a plataforma brasileira de IoT desenvolvida pelo CPqD

Foto: CPqD

Outra plataforma de IoT brasileira desenvolvida e lançada pela CPqD no ano passado é a Dojot, que faz referencia a “faça a Internet das Coisas”. A plataforma nasceu com foco no desenvolvimento de projetos e aplicação de tecnologias para as cidades inteligentes, uma das verticais prioritárias do plano de desenvolvimento de IoT do BNDES. A plataforma brasileira possui o diferencial, assim como o KNoT, de ser totalmente open source, facilitando o desenvolvimento de soluções e modificação.

O Dojot é baseado no framework Fiware, outro projeto open-source. O que torna a plataforma uma excelente opção para desenvolvimento em IoT é o suporte a protocolos MQTT, HTTPs e CoAP, além das ferramentas de tratamento de dados, gestão de dispositivos e autenticação. Com o código aberto, disponível aqui, toda a comunidade de desenvolvedores e empresas parceiras que utilizarem a ferramenta podem contribuir com sua evolução e aperfeiçoamento.

Como citado no lançamento, a CPqD pretende promover workshops, roadshows e trabalhar com instituições de ensino para incentivar a adoção da tecnologia. Tal fato contribui tanto para o desenvolvimento da plataforma em si, mas como também da capacitação de estudantes e profissionais das areas de atuação em IoT no cenário brasileiro.

Deixe uma resposta