Qual o papel da Inteligência Artificial na Internet das Coisas?

Foto: Samsung Artik

O uso de Inteligência Artificial (IA), particularmente da aprendizagem de máquina, vem despertando o interesse de diversas empresas por apresentar vantagens significativas com relação ao uso de ferramentas tradicionais para análise de dados. Com o uso de aprendizagem de máquina é possível realizar análises até 20 vezes mais rapidamente e com muito mais precisão. Esse potencial está sendo percebido pela indústria, segundo o instituto Gartner, até 2022 80% dos projetos de IoT deverão incluir IA como um elemento fundamental.

O grande volume de dados que pode ser captado por sensores da IoT necessitam de análises e interpretações para que de fato sejam utilizados. Ferramentas e técnicas estatísticas tradicionais não serão suficientes para analisar a grande diversidade de dados que são criados. A partir de sensores da Internet das Coisas (IoT), a aprendizagem de máquina é capaz de detectar padrões e anomalias a partir de dados relativos a temperatura, umidade, qualidade do ar, pressão, som e etc.

A capacidade da IA de transformar dados da IoT em informações úteis de forma rápida habilita indústrias a reduzirem paradas inesperadas, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Paradas não planejadas em operações por exemplo podem gerar grandes perdas. Por ano, apenas nas indústrias de petróleo e gás, 38 milhões são perdidos com esse tipo de problema. Esse número é bem maior na manufatura, chegando aos 50 bilhões ao ano por falhas em equipamentos.

1 thought on “Qual o papel da Inteligência Artificial na Internet das Coisas?

Deixe uma resposta