Oportunidades para a Indústria 4.0 no Brasil

Foto: Indústria Hoje

Ciente da importância do conceito da Indústria 4.0, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) vem realizando estudos e pesquisas para a disseminação de informações sobre o assunto, como o “Desafios para a Indústria 4.0 no Brasil”, publicado em 2016. O documento apresentou os principais conceitos a ligados ao tema e as respectivas oportunidades diretamente ligadas a Indústria 4.0. Outra contribuição é o estabelecimento de áreas prioritárias para a execução no país: aplicação nas cadeias produtivas e desenvolvimento de fornecedores, mecanismos para induzir a adoção das tecnologias habilitadoras, desenvolvimento tecnológico, ampliação e melhoria da infraestrutura de banda larga, aspectos regulatórios, formação de recursos humanos, e articulação institucional.

Como continuação, outro estudo inédito da CNI mapeou necessidade de adoção das tecnologias digitais em 24 setores da indústria. No documento “Oportunidades para a Indústria 4.0: aspectos da demanda e oferta no Brasil”. A publicação tem como foco a análise aprofundada de duas dimensões do estudo anterior: aplicação nas cadeias produtivas e desenvolvimento de fornecedores, e mecanismos para induzir a adoção das tecnologias habilitadoras.

O estudo enumera sete dimensões prioritárias para o desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil: i) aplicação nas cadeias produtivas e desenvolvimento de fornecedores; ii) mecanismos para induzir a adoção das tecnologias habilitadoras; iii) desenvolvimento tecnológico; iv) ampliação e melhoria da infraestrutura de banda larga; v) aspectos regulatórios; vi) formação de recursos humanos; e vii) articulação institucional.

Segundo o Portal da Industria, além da publicação periódica de estudos, outro fator de destaque é que a CNI prepara um conjunto de propostas e ações que serão apresentadas para os candidatos à presidência da República nas eleições deste ano para estimular e apoiar a adoção de tecnologias digitais pela indústria. Entre as propostas, destaca-se a  criação de um programa nacional que reúna instituições capazes de apoiar a indústria na elaboração de planos empresariais de digitalização.

Acesse o site da CNI para mais informações sobre a Indústria 4.0 no Brasil.

Deixe uma resposta