Os investimentos de IoT na Indústria brasileira em 2018

Foto: Portal da Indústria

Como uma das tecnologias digitais que está mudando o foco da indústria nos últimos anos, a Internet das Coisas promete para a indústria brasileira em 2018 uma consolidação em investimentos. De acordo com projeções do IDC, para as aplicações industriais, o investimento em hardware vai atrair um volume significativo, considerando a necessidade de construção da infraestrutura de IoT (como cobertura com gateways). Exemplos recentes da expansão da rede Sigfox no Brasil, pela WND, e regulamentação de diversos dispositivos baseados nas tecnologias LPWAN mostram os investimentos nacionais.

Outro ponto a ser destacado é a inclusão da indústria como uma das verticais prioritárias do Plano Nacional de IoT, lançado pelo BNDES. Com alto investimento para 2018 e promessa de programas de incentivo a integração de startups, universidades e empresas interessadas no investimento industrial, o retorno no mercado tende a ser animador com uma nova oferta de produtos e serviços.

Além do alto investimento em hardware, a IDC acredita também que projetos de IoT misturando inteligência artificial e blockchain serão tendência ao longo de 2018. Devido a integração entre diferentes tipos de dispositivos, tecnologias de comunicação e servidor, a segurança deve ser o maior desafio para o ano devido as novas areas de aplicação. Confira o link da IDC para saber mais sobre projeções da IoT em 2018.

Uma visão mais ampla, de Werter Padilha, CEO da Taggen Soluções de IoT, coordenador do Comitê de IoT da ABES, pode ser acessada aqui.

Deixe uma resposta