Inteligência Artificial na Contabilidade

Graças a implantação em mais de 120 países, incluindo o Brasil, de normas internacionais de contabilidade e a grande evolução da inteligência artificial (IA), o setor contábil passa a receber os benefícios de aplicar IA no dia a dia. Contabilidade e IA são temas debatidos constantemente por profissionais da área contábil no Brasil e no mundo.

Um evento promovido pelo sindicato dos contabilistas de São Paulo em 2017 deu grande ênfase a integração de IA com uma plataforma chamada Watson da IBM. Watson é um sistema de computação cognitiva que aprende em larga escala, raciocina de acordo com propósitos e interage com os humanos de forma natural, tornando-se um excelente assistente virtual.

Na contabilidade muitas tarefas são rotineiras e previsíveis por seguir um fluxo padrão. Por esta razão, muito já se fala sobre automatização de rotinas contábeis. O mundo contábil prepara-se para uma mudança que tira de cena tarefas do cotidiano como dar entrada em documentos, gerar relatórios e fazem fechamentos. Com isso, o contador passa a ter mais tempo para gestão contábil de fato através da geração de informações valiosas que auxiliam na tomada de decisão e que realmente agregam valor aos seus clientes.

Assistentes virtuais que utilizam IA serão grande aliados de contadores nos próximos anos. O trabalho  do contador será mais ágil, mais produtivo e com menos falhas.

Deixe uma resposta