Dados de qualidade na tomada de decisão

Foto: lynda

Empresas possuem atualmente diversas ferramentas para análise de dados que auxiliam gestoresem tarefas como criar relatórios e na tomada de decisões. Desde o Big Data até a aprendizagem de máquina, os dados são o combustível para a tomada de decisões, portanto, é de fundamental importância coletar dados de qualidade. A análise preditiva e criação de relatórios gerenciais utilizando dados incorretos pode conduzir a decisões erradas, o que pode gerar problemas diversos.

Os dados estão por toda a parte e em todos os níveis de uma empresa. A falta de coleta e armazenamento, ou até mesmo falta de qualidade, de dados de um determinado setor pode criar problemas que atingem a empresa como todoVários processos são interligados e, consequentemente, cada setor não pode ser visto de forma isolada. Muitas decisões são tomadas a todo tempo em diversas áreas, cada dado coletado é importante para para que se possa entender o cenário como um todo e tomar decisões corretas.

Ao passo que dados de qualidade contribuem de forma positiva para criação de modelos preditivos através de inteligência computacional e aprendizagem de máquina, a falta de qualidade pode gerarproblemas em larga escala. Portanto, a qualidade de uma decisão tomada a partir da análise de dados depende diretamente da qualidade dos dados utilizados.

1 thought on “Dados de qualidade na tomada de decisão

Deixe uma resposta