Padrões da IIoT: Protocolos de comunicação industrial

Foto: Canal Bell Business

Considerando que IIoT combina os tradicionais elementos de IoT aplicados na indústria, torna-se fundamental o conhecimento dos padrões industriais para operações de comunicação M2M e análise dos processos. Assim, os padrões tradicionais usados nos CLPs e controle de processos tornam-se fundamentais para a interconexão de todas as coisas. Os controladores lógico programáveis fazem parte dos chamados Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados, ou abreviadamente SCADA (proveniente do seu nome em inglês Supervisory Control and Data Acquisition).

Em geral, um software de supervisão SCADA permite o  monitoramento e operação dos processos industriais objetivando redução dos custos operacionais, maior desempenho de produção, em linhas gerais, vantagem competitiva. Os padrões industriais baseados em SCADA surgem da necessidade de um meio físico para que seja possível a aquisição de dados nos controladores e comunicação entre CLPs. Em geral, os meios físicos seguem padrões elétricos como RS-232, RS-485, RS-422, Ethernet ou USB.

Além do meio físico, os dois sistemas devem utilizar o mesmo protocolo de comunicação. Diferentes fabricantes de CLP possuem seu protocolo de comunicação proprietário e outros utilizam comunicação aberta, como por exemplo, o protocolo Modbus. A padronização dos meios físicos e protocolos para comunicação tornam-se fundamentais a medida que um novo controlador industrial possa ser inserido em uma indústria para aplicações de monitoramento e operações de telemetria.

Em substituição ao antigo padrão industrial de comunicação, baseado no sinal analógico de 4-20 mA(miliampére), surgiu a padronização baseada em protocolos e tecnologias de comunicação industrial. Fieldbus é o  termo genérico empregado para descrever os diferentes protocolos de comunicação industrial. O uso de protocolos objetiva principalmente a melhoria na qualidade da comunicação e redução de custos, visto que o padrão Fieldbus utiliza apenas um par de fios trançados, sendo também possível utilizar cabeamento a partir de fibra óptica.

Deixe uma resposta