Cidades Inteligentes com Inteligência Artificial

Foto: Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas

A administração de cidades pode ser cada vez mais eficiente através do uso de dados coletados em tempo real combinados com as habilidades da inteligência computacional. Governantes podem aprender cada vez sobre sua cidade e, consequentemente, aplicar esse conhecimento para melhorarinfraestrutura, segurança e alocação de recursos. Muito da infraestrutura publica de grandes cidades são utilizadas em excesso, de forma ineficiente ou até mesmo não utilizadas. A utilização de informações em tempo real compartilhadas entre pessoas, e com o próprio governo, pode ser útil em diversas situações. Hoje, existem soluções para saber em quanto tempo vai passar um ônibus desejado, mas não é possível determinar quantas pessoas estão em cada ônibus, o que poderia fazer o usuário esperar mais um pouco e viajar com mais conforto por exemplo.

Para que tudo isso seja possível, é necessário ter dados de qualidade. Esses dados podem vir do transporte público, sensores, câmeras, relatórios policiais e etc. Além disso, o processamento de vídeos e imagens pode ser de grande serventia por ser fonte de muitos dados. Entretanto, é uma tarefa complexa e que pode exigir muito recurso computacional, o que dificulta a análise em tempo real. Tradicionalmente o monitoramento de imagens é feito por um humano que é incapaz de monitorar várias imagens em tempo real e reconhecer padrões automaticamente.

Um projeto da NVIDIA chamado Metropolis promete facilitar o monitoramento em tempo real de grandes cidades com o uso de inteligência artificial. Através da aplicação de deep learning para processamento de vídeos e imagens, o projeto propõe a produção de dados em tempo real. Estamos falando de reconhecimento de pessoas, placas de veículos, locais de acidente e uma infinidade de possibilidades que podem ser extraídas de vídeos e imagens. Desta forma, as cidades podem ficar mais seguras e inteligentes. Um vídeo pode produzir muitos dados e o processamento em tempo real pode transformar tudo isso em dados valiosos.

Deixe uma resposta