Supermercados Inteligentes

Foto: LSA

De fato, a ida ao supermercado pode ser uma tarefa árdua e ainda consumir muito tempo do seu dia. Uma pesquisa feita pela CVA Solutions, que ouviu mais de 7 mil pessoas e avaliou mais de 70 empresas do setor de varejo alimentar, aponta que o principal problema dos supermercados são as filas na hora do pagamento e em terceiro lugar estacionamentos muito cheios (muitas vezes em decorrência de grandes filas). Algumas medidas estão sendo adotadas para tentar minimizar esses problemas. Muitas redes de supermercados utilizam dados históricos para monitorar horários de muito movimento para abrir mais caixas, criam caixas para pequenas compras, contratam mais empacotadores e etc.

O problema de enfrentar filas é tão sério que Startup de Cingapura criou um site para que pessoas possam contratar profissionais de filas. Sim, você paga para que pessoas fiquem no seu lugar na fila. Uma solução bastante explorada também é o uso de caixas de autoatendimento. Estima-se que é possível reduzir em até 30% o tempo em filas com o uso de caixas de autoatendimento. Mas ainda é criado um gargalo na hora do pagamento.

Uma atitude mais ousada e bem mais inteligente está sendo implantada pela Amazon. A líder em vendas online, que só nos Estados Unidos é responsável por 44% de todas as vendas no comércio eletrônico de 2017, acabou de abrir um supermercado sem caixas. Isso mesmo, através do Amazon GO, diversos sensores e câmeras espalhados, visão computacional e inteligência artificial, os clientes entram no supermercado escolhem os produtos que desejam e na saída, automaticamente, é processado o pagamento via cartão de crédito.

Através do Bluetooth, presente no dispositivo móvel de cada cliente, o sistema identifica o usuário mais próximo do item que foi retirado ou devolvido afim de identificar o ator da ação. Para determinar qual o item que está em questão, é feita uma análise de câmeras e sensores de peso com o uso de inteligência artificial, mais especificamente Deep Learning, para determinar especificamente qual item foi movimentado para adicionar ou remover em um carrinho virtual.

Sem filas, sem problemas com troco e sem perca de tempo. Os sensores e as câmeras identificam se um produto foi retirado ou devolvido na prateleira e registra todas essas ações sem precisar que o cliente faça nenhuma ação extra.

Deixe uma resposta