A Indústria 4.0 e o produto inteligente

Foto: Endeavor

quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, é o termo utilizado para uso das novas tecnologias digitais no processo de automação e troca de dados a partir de sistemas ciber-físicos industriais. Sendo possível listar a Internet das Coisas, computação na nuvem, inteligência artificial e manufatura avançada como principais exemplos das tecnologias aplicadas neste processo. Como consequência da utilização de novos sistemas e algoritmos inteligentes, o impacto esperado é a produção de itens mais complexos, acompanhamento de toda cadeia de produção e aumento da produtividade da indústria.

A respectiva transformação do produto no chamado produto inteligente é fundamentada na estratégia da criação de novos modelos de negócios, seja a partir da simples conectividade do produto ou a partir dos dados obtidos no processo de monitoramento. Assim, uma visão estratégica de como realizar esta transformação a partir de potenciais aplicações no mercado torna-se necessária.

documento da Deloitte, Industry 4.0 and manufacturing ecosystems,  exemplifica o impacto, tanto no mercado quanto no consumidor, devido a transformação do produto a partir das tecnologias digitais, como IoT.

Deixe uma resposta