Controle de qualidade automatizado com Inteligência Artificial

Foto: ROBOTICS ONLINE BLOG

Tido pela maioria das industrias como um grande desafio, o controle de qualidade é um dos fatores determinantes para a fidelização de clientes. Muitas vezes, a fabricação de um determinado produto envolve muitos ingredientes e processos que tornam inspeções manuais altamente custosas e dependentes de mão de obra especializada. Uma das industrias mais dependentes de gestão de qualidade é a alimentícia, a fabricação de alimentos pode envolver diversos ingredientes e a falta de qualidade de pelo menos um pode impactar diretamente no produto final.

Para garantir a qualidade de seus produtos, uma indústria alimentícia Kewpie Corporation que produz comida para bebês passou a usar a inteligência artificial do TensorFlow na gestão de qualidade de seus produtos. TensorFlow é uma pacote de soluções de inteligência computacional feito pelo google que pode ser aplicável a diversas tarefas.

A missão do TensorFlow na Kewpie é de auxiliar na inspeção de cada ingrediente que vai compor um determinado alimento de forma rápida e confiável. Para tal, o TensorFlow foi treinado com diversas amostras boas e defeituosas que permitiram a inteligência computacional identificar ingredientes bons e ruins. A ideia é que a inteligência artificial auxilie os empregados encarregados da inspeção da qualidade dos ingredientes que serão utilizados na fabricação de diversos alimentos.

Estabelecer critérios confiáveis para controlar a qualidade de produtos e serviços com custos reduzidos sem dúvidas é uma tarefa que pode ser guiada por sistemas inteligentes.

Deixe uma resposta