Benefícios do uso de Inteligência Artificial na agricultura

Foto: ReadWrite

Acompanhando o homem desde a pré-história, a agricultura pode ser considerada a indústria mais antiga da humanidade. Apesar disso, sempre acompanhou as mudanças na sociedade e vem se modernizando, gerando emprego e movimentando a economia. Cada vez mais, novas tecnologias são aplicadas no campo para tornar a produção mais eficiente e menos custosa.

Drones e diversos sensores já instalados em diversas propriedades monitoram o solo, custos, equipamentos agrícolas, animais, água e etc. Tal monitoramento gera dados preciosíssimos, muitas vezes em tempo real, que podem ser utilizados na tomada de decisão.

Estima-se que em 2020 75 milhões de dispositivos e sensores estarão sendo utilizados no campo para auxiliar no monitoramento da produção agrícola. Essa grande quantidade de dados gerados por tais sensores é de diversos tipos, tais como: imagens, arquivos de texto, vídeos, sons e etc. Processar tudo isso exige rapidez e eficiência para otimizar a tomada de decisão no campo. O que humanamente é quase impossível é um dos focos da combinação do uso de big data e inteligência computacional, as possibilidades de uso desse tipo de informação são quase infinitas. De fato, animais e plantas ainda não falam, mas emitem sinais que podem ser coletados rapidamente por sensores para criação de indicadores fundamentais para o controle de uma produção.

Deixe uma resposta