IoT: Diferentes requisitos, tecnologias e custos de implementação

Foto: eragon e-infochips

Outra característica do processo de implementação e desenvolvimento de soluções envolvendo IoT é a necessidade de uma criteriosa análise envolvendo os diferentes requisitos da aplicação, tecnologia de conectividade e consequente custo de desenvolvimento e implantação em uma indústria.

A divisão das tecnologias de IoT pode ser realizada a partir dos diferentes tipos de rede de computadores, adaptando-se assim aos objetos conectados.  Na prática, por mais que as redes se diferenciam pela topologia, os meios físicos (conexão), definem a aplicação a cada ambiente e destacando assim, uma determinada característica especial.

Para objetos conectados em ambientes internos, como uma casa conectada, pode-se utilizar Bluetooth Low Energy (BLE) para conexão com dispositivo central (gateway) conectado a internet. Outra opção, bastante conhecida para aplicações indoor, é o uso da própria rede de internet wireless (WiFi) para a interconexão dos objetos. De outra maneira, o cenário para comunicação em ambientes externos (outdoor) envolvendo um alto número de dispositivos conectados, eficiência energética e baixo custo de transmissão. Tais necessidades definem as características das tecnologias LPWAN (Low Power Wide Area Network), como Sigfox e LoRA.

Deixe uma resposta