O retorno do investimento em IoT

 Como pode ser observado da seção anterior, o custo da implementação de uma solução de IoT em qualquer empresa dependerá do custo fixo na aquisição do dispositivo conectado, além de um valor mensal, seja este pela tarifa do custo da conexão, ou pelo valor referente ao serviço de nuvem e análise dos dados coletados (plataformas de cloud computing e data analytics).

Apesar da redução nos preços dos sensores e tecnologias para comunicação com baixo consumo de energia, que estão presentes na camada mais baixa da IoT, os dispositivos responsáveis pela coleta de dados, muitos gestores se perguntam se os investimentos em objetos conectados e seus respectivos softwares para monitoramento valem a pena. Levantando assim uma série de perguntas como em quanto tempo e de qual maneira a empresa que adotar IoT poderá garantir o retorno do investimento (ROI) e o estabelecimento de um plano de negócio sustentável devido a nova tecnologia aplicada.

As respostas para as perguntas não são fundamentadas de maneira imediata, e dependem de diversos fatores como a área de atuação da  empresa e o número de objetos conectados. A depender do que for objetivado com a aplicação, como exemplo a formação de um novo modelo de negócio ou monitoramento de informações para decisões inteligentes, o retorno pode ser quase imediato (menor que 3 meses) ou demorar mais que um ano.

As razões para a diferença no intervalo de tempo do retorno em diferentes empresas e diferentes modelos deve-se ao fato de como a informação coletada está sendo processada e quais decisões serão tomadas a partir dessas. Pode-se exemplificar com o caso de uma empresa frigorífica que deseja instalar sensores em geladeiras e freezers de seus distribuidores. O objetivo principal é verificar temperatura ideal para armazenamento dos produtos, bem como análise de períodos de congelamento e descongelamento a depender do estoque de produtos. A partir de um monitoramento em tempo real pode-se criar uma relação entre faturamento, vendas e as condições de armazenamento dos produtos.

De maneira diferente,  uma empresa de marketing que aplica IoT na experiência do consumidor com determinado produto. Essa, por sua vez depende de vários fatores como o acompanhamento do produto desde sua cadeia produção até a experiência final do consumidor compartilhada após uma possível compra. De maneira geral, não existe uma fórmula exata para mensurar o tempo do retorno do investimento. O que de fato existe são as garantias do monitoramento de produtos e as possíveis informações compartilhadas, cabendo assim a empresa utilizar estas informações de maneira inteligente para aumentar os lucros.

Deixe uma resposta