Inteligência Artificial e Internet das Coisas ainda não são realidade na indústria brasileira

Foto: IoTBoys

Segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da indústria (CNI), apenas 1,6% de 759 industrias nacionais utilizam inteligência artificial (IA) e/ou internet das coisas (IoT) no seu processo produtivo para tomada de decisão em todas os setores. Apesar de serem temas bastante discutidos e explorados pela indústria de todo mundo, a indústria brasileira parece ainda não ter despertado para seus benefícios.

O uso de IA e IoT pode ser comparado com a invenção da energia elétrica ou até mesmo da máquina a vapor para a indústria. Apesar disso, o mercado brasileiro ainda possui poucos profissionais qualificados e a grande maioria das empresas ainda não acordaram para tópicos que fomentam a indústria 4.0. Incríveis 39,4% das industrias nacionais revelaram não possuir absolutamente nenhuma iniciativa para tomar suas decisões mais precisas e inteligentes.

Apesar de tudo, 28.1% das empresas entrevistadas apresentaram investimentos e pesquisas para conseguir utilizar dados de IA e IoT em todas as áreas para auxiliar no processo de tomada de decisão nos próximos 10 anos. Inclusive, 15% já revelaram ter projetos nessa área estrategicamente em andamento. Ou seja, apesar de não ser ainda uma realidade no Brasil para a grande maioria das indústrias, empresários reconhecem a necessidade de investir em novas tecnologias para continuar, ou até mesmo torna-se, cada vez mais competitivo no mercado.

Deixe uma resposta